You are here
Home > Notícias > Futebol > Preparador Coreano da categoria Sub 17 é um dos destaques do Nacional

Preparador Coreano da categoria Sub 17 é um dos destaques do Nacional

Chabin Kim prepara a Seleção Coreana Sub 23 na Indonésia durante um mês

O preparador físico da categoria sub 17 do Nacional, o coreano Chabin Kim, conhecido no Brasil como André, 32 anos, foi convocado no mês de maio para se integrar à seleção Coreana Masculina Sub 23, que vai se preparar até 23 de junho na Indonésia, realizando treinamentos e amistosos contra times profissionais do país e também participará da Ásia Game, em agosto.

André vive no Brasil há sete anos e há dois meses atua como preparador físico no time da Barra Funda.

“Estou muito feliz em participar do quadro de profissionais do Nacional, time que aprendi a admirar e respeitar. Sinto-me honrado, porque os treinadores do Naça, como os do Brasil, em geral, dão muita liberdade para a gente trabalhar, aplicar o nosso conhecimento e consequentemente também aprender mais, o que já não acontece na Coreia, onde somente o treinador manda na equipe e não aceita opinião de outros profissionais. No Brasil, respeita-se muito o trabalho de um preparador ou de um fisioterapeuta”, ressaltou André.

Na Coreia, André trabalhou em equipes profissionais e atuou ainda na Seleção Feminina de Futebol. Formado em medicina esportiva no país de origem, fez alguns cursos pela Europa e finalizou a pós-graduação em Preparação Física no Brasil em 2016, além de concluir os cursos do Programa de Qualificação de Profissionais da Confederação Brasileira de Futebol, de Preparação Física no Futebol Profissional, em 2017, e da “Licença B”, em 2018.

“Quando cheguei ao Brasil, tive muitas dificuldades, principalmente com a língua e a cultura, mas atualmente já falo português e me sinto adaptado aos costumes dos brasileiros e, hoje em dia, prefiro morar aqui a retornar à Coreia”, disse o preparador.

Questionado sobre a sua rotina de trabalho, André explicou: “Dou aula de personal para a comunidade coreana e também atuo na área de fisioterapia. Acordo às 04h00, começo dar aulas às 05h00 e tenho atividades até às 22h00, durmo somente quatro horas por dia. Isso é costume na Coreia, dormimos pouco e trabalhamos muito”.

Apesar das dificuldades e burocracia que, muitas vezes, ainda encontra no Brasil, o que na Coreia seria tudo mais rápido e fácil de se resolver, André falou com carinho sobre o país: “O que mais me marcou aqui é que apesar de falarem que tem muita descriminação, não se tem tanta como na Coreia. Quem tem muito dinheiro aqui é igual a quem não tem. Há uma relação boa, muita receptividade, todos se tratam bem, uns ajudam outros, diferente de lá”, comentou.

Sobre o futuro, o coreano enfatizou: “Não penso no futuro, penso no presente, em trabalhar muito. Quero ajudar o Nacional como ele me ajudou. Vou continuar trabalhando duro”, finalizou André.

One thought on “Preparador Coreano da categoria Sub 17 é um dos destaques do Nacional

Deixe uma resposta

Top